Menu

Oitava viagem: México 2021 (Playa del Carmen, Cancún, Cozumel e Tulum)


Mudança de planos em função da pandemia!


Desde 2013 que viajamos pelo menos uma vez por ano para os Estados Unidos. Mas, em função da pandemia, não pudemos viajar em 2020. Em 2021, com as incertezas que continuavam, optamos por fazer mais uma viagem ao México. Estivemos por lá em 2018, quando combinamos Cancún e Miami. Mas, desta vez, nosso roteiro foi 100% em território mexicano.


Nesta viagem de 2021, nossa base foi Playa del Carmen, uma bela cidade de praias maravilhosas, que fica a cerca de 1 hora de carro de Cancún. Assim que desembarcamos no Aeroporto Internacional de Cancún, já pegamos nosso carro alugado (pela empresa MEX) e, depois de uma pausa para comprar um chip de internet na OXXO e algumas comprinhas no Walmart Supercenter, partimos para nosso hotel em Playa.

Portal Maya

No nosso segundo dia de viagem, fomos até o píer de Playa del Carmen para conhecer o letreiro da cidade, o Portal Maya e pegar um ferry para conhecer a Ilha de Cozumel. A travessia foi feita pela Ultramar em cerca de 35 minutos. Cozumel, com cerca de 100 mil habitantes, é a maior ilha do Caribe Mexicano e o destino número 1 dos cruzeiros. Ela é muito conhecida por suas espetaculares praias cristalinas, pelas várias opções de mergulho e pela vida marinha. Assim que chegamos na ilha, alugamos um Jeep para percorrer alguns dos principais pontos da cidade. Á agua é de arrepiar: parece mais piscina do que mar! Entre os locais visitados, destaque para a Playa Palancar Beach Club, Playa San Martín e o centrinho da ilha. No fim da tarde, ferry de volta para Playa del Carmen. À noite, nosso roteiro foi conhecer a Quinta Avenida – a rua mais turística da cidade – com suas dezenas de opções de restaurantes e lojas.

Comida mexicana à beira mar!

Nosso "possante" durante a visita a Cozumel

A cor da água em Cozumel é transparente

No terceiro dia, combinamos: cenotes + ruínas de Tulum + Playa Paraíso. Os cenotes são poços de água cristalina. A água dos cenotes vem de rios subterrâneos onde, com o passar dos milhares de anos, ocorreu um colapso da estrutura rochosa que o sustenta. Muitos deles são cavernas ou poços parcialmente encobertos, enquanto outros dão origem a lagos e ambientes totalmente abertos. Nossa ideia inicial era conhecer os mais famosos, como o Cenote dos Ojos; ou conhecer algum parque do grupo Xcaret. Mas, chegando lá, recebemos uma indicação e fomos conhecer os quatro Cenotes do Ecopark Kantun-Chi. Sem enrolação: pra mim foi o ponto alto da viagem! Fiquei espantado com tamanha beleza natural. Os cenotes do Kantun-Chi são de todos os formatos: fechado, semi aberto e aberto. Em grande parte deles é profundo e não dá pé, mas você recebe boia na entrada do parque. A água é muito gostosa – apesar de ler muitos colegas dizerem que era fria. À tarde, fomos para a Zona Arqueológica de Tulum, que é um dos principais pontos turísticos de todo o México. As ruínas de Tulum são as únicas que ficam na beira do Mar do Caribe. Elas foram construídas pelo Império Maia no ano de 564 d.C. Honestamente, não tenho cultura suficiente para apreciar e passar mais detalhes, mas é legal conhecer as estruturas antigas, além da bela visão do mar. Logo após, passamos o resto do dia em um beach club na Playa Paraíso. Como se sugere pelo nome, a praia é maravilhosa.

Cenote aberto de Kantun Chi


El Castillo: a ruína mais famosa de Tulum

Playa Paraíso, em Tulum

No quarto dia, optamos por curtir as praias de Playa del Carmen. O tempo chuvoso atrapalhou um pouco os planos, mas aproveitamos uma parte do dia no Kool Beach Club. Vale ressaltar que em Playa del Carmen não existem os tradicionais quiosques do litoral brasileiro, mas sim os beach clubs, que na verdade são bares/restaurantes mais sofisticados. Muitos deles oferecem mesas, cadeiras e até camas na areia, além de piscina e muita música (ao vivo ou DJ). Existe também a possibilidade de você procurar uma praia longe dos beach clubs, sem pagar altos preços, mas decidimos ficar na Kool porque a estrutura era bem legal. À noite, voltamos novamente para a Quinta Avenida – o point dos turistas.

Kool Beach Club, em Playa del Carmen

No quinto dia, novamente mudamos a programação original. Em vez de ficar mais um dia em Playa del Carmen, decidimos pegar um hotel all inclusive em Cancún. Sem preocupações, sem ficar dirigindo e conhecendo lugares: nossa ideia era apenas curtir as piscinas, a praia e comer/beber bem. O hotel escolhido foi o Occidental Tucancún, que fica localizado em região estratégica da Zona Hoteleira de Cancún. Gostamos de tudo: restaurantes, bebidas, piscinas e a praia. E, depois de uma confusão na hora de encontrar a nossa reserva, o hotel nos encaminhou para um dos seus melhores quartos, com 90 metros quadrados. Era mais um apartamento do que um quarto de hotel. De frente pra praia, com cozinha, sala de jantar, sala de TV, suíte, banheiro com hidro e uma varanda incrível, com espreguiçadeiras e uma visão de tirar o fôlego. Essa foi sorte!

Piscina com borda infinita do Occidental Tucancun All Inclusive Beach Resort

Vista da varanda do quarto

No sexto dia, tomamos café da manhã e partimos para o aeroporto. Passamos por um momento complicado ao saber que nosso voo da Copa Airlines havia sido cancelado com menos de 24 horas da sua partida, mas demos o nosso jeito retornando ao Brasil pela Aeromexico. Na verdade, foi uma longa história, mas pode ser contada em outro episódio!


Quer assistir um resumo de três minutos da nossa viagem? Então assista ao vídeo abaixo! E quem tiver dúvidas é só enviar sua mensagem no menu “contatos” ou me procurar no Instagram: @gustavofariag10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário