Menu

Aeroporto


Com a documentação pronta para a viagem, é importante saber os procedimentos no aeroporto. Para os viajantes mais experientes, não é preciso detalhar. Mas, se é sua primeira viagem, é bom ficar atento a algumas dicas.

Com o voucher da reserva do voo em mãos, juntamente com o passaporte e o visto, é necessário dirigir-se ao balcão da companhia aérea para fazer o check-in ou apenas para despachar as malas. Os funcionários também costumam pedir os comprovantes de reservas do hotel onde você irá se hospedar. Suas malas serão retiradas somente no seu destino final, ou seja, lembre-se de ter na mala de mão (até 10kg) os itens essenciais para sua viagem. No post “Malas” falaremos mais sobre isso. 


Depois disso, a atendente irá te entregar o bilhete do voo (ou dos voos, em caso de conexões). Guarde tudo e atente-se para o número do seu portão de embarque e o horário. Não deixa para a última hora, pois o embarque internacional é mais lento. Logo após a entrada da área internacional, todos os passageiros devem passar pelos guichês da Polícia Federal, que conferem seus passaportes e dão a baixa de saída temporária do país.

Fique sempre atento aos monitores de TV e acompanhe se está tudo certo com o horário do seu voo e se o portão de embarque não irá mudar. Isso, infelizmente, é frequente nos grandes aeroportos. Sente perto do portão de embarque e aguarde o início do embarque. As filas costumam ser de acordo com os seus assentos, além das filas preferenciais (idosos, crianças de colo, clientes vip, classe executiva, entre outros).


Nos Estados Unidos

Já em território americano, você passará pela imigração. As filas costumam ser gigantescas. É preciso ter paciência. Nessa mini entrevista, o funcionário da imigração irá fazer algumas perguntas básicas, em inglês, além de entregar um formulário que é entregue dentro do avião, pela própria companhia aérea. Qual o motivo da viagem? É sua primeira vez aos Estados Unidos? Onde irá ficar? Quais cidades irá visitar? O que você faz no Brasil? Quanto em dinheiro você está trazendo? Essas são algumas das principais perguntas. Tente ficar tranquilo nessa entrevista. Se você não entender a pergunta, peça para falar mais pausadamente. Em casos em que realmente não conseguir entender, você pode solicitar um tradutor. Depois disso, é preciso fazer uma foto e deixar as impressões digitais. E pronto: você está autorizado a começar o seu passeio! Procure também as orientações sobre qual esteira estará suas malas. E fique atento também às placas de sinalização, pois os aeroportos são enormes. Muitos deles precisam de trens para te levar ao local de retirada de veículos alugados.  


Um detalhe importante: nunca deixe de fazer o cadastro nos programas de milhagem das companhias aéreas. Custam poucos minutos e os benefícios são grandes. Uma viagem de ida e volta para o Brasil garante milhas para pelo menos um voo dentro do Brasil em alguns trechos. O pedido de acúmulo das milhas pode ser depois, mas é fundamental ter o cadastro nestes programas antes da viagem. Todas as companhias têm seus programas de milhagem, como a TAM, GOL, Azul, Avianca, American Airlines, Copa Airlines, Delta Airlines e United Airlines. Muitas delas ainda são de grupos/alianças, podendo usar as milhas em companhias parceiras. Por exemplo, em 2017 eu viajei para os Estados Unidos pela Copa Airlines e pedi o resgate das milhas pelo Smiles, da GOL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário