Menu

San Francisco


Ao fundo: Golden Gate e San Francisco

Para falar sobre San Francisco, vocês vão encontrar na internet muitas informações sobre a cidade, como: o que fazer, onde se hospedar, e muitos detalhes importantes e enriquecedores. O que destaco abaixo é o meu ponto de vista sobre a cidade, com base nas experiências em que vivenciei, na prática.


Depois de muitas indicações, fui, enfim, conhecer a cidade do norte da California. Quarto município mais populoso do Estado e 13º dos EUA, San Francisco realmente é deslumbrante. Diferentemente de cidades onde vemos gringos por todo lado, “The City by the Bay” é onde pude perceber um pouco mais da vida do nativo norte-americano.

São muitos pontos turísticos super legais de se conhecer. A começar pela icônica Golden Gate. Não só atravessei a ponte de carro, como parei para tirar fotos dos dois lados. Primeiramente, pelo Golden Gate Park, com praia para banho e um incrível vista. Já do outro lado, indo até Marin Headlands / Hawk Hill, prepare-se para cair o queixo. O visual da ponte com San Francisco de fundo é maravilhoso. Se combinar com o por do sol, fica perfeito! Do outro lado da ponte, sugiro também um passeio (nem que seja apenas de carro) por Sausalito, uma vila muito charmosa. Pra quem tem tempo, há belas vistas da Golden Gate também no Crissy Field e na Baker Beach.

Crissy Field com a Golden Gate ao fundo

Voltando à San Francisco e ainda próximo à Golden Gate, é obrigatório conhecer o Fisherman Wharf e logo em seguida o Pier 39. O Embarcadero e o Boudin (famosa padaria que já foi assunto no Globo Repórter) também estão no caminho. No Pier 39, além das lojinhas super agradáveis e de um aquário repleto de espécies, tem os leões marinhos, que fizeram dali seu habitat. Do píer, temos a visão do Alcatraz, a famosa penitenciária que já abrigou bandidos muito conhecidos da história dos Estados Unidos, entre eles Al Capone. Para quem quiser, há visitas guiadas à cadeia, que hoje está desativada.


Outra atração muito legal em San Francisco é a Lombard Street, conhecida como a rua mais torta do mundo. Fizemos questão de passar por ela de carro e depois a pé. Entre a Leavenworth St e a Hyde St, ela ganhou oito curvas, em 1922, para que os carros pudessem descer sem derrapar. Hoje, ela é um dos pontos turísticos da cidade e vive repleta de turistas. Para um passeio a pé, sugiro caminhar dali até a Ghirardelli Square (onde fica a famosa loja de chocolates Ghirardelli) e começar o passeio por Embarcadero.

Lombard Street

Quando se fala em San Francisco, outra coisa que vem à mente de muitas pessoas é o “bondinho” da cidade, que já apareceu em inúmeros filmes. Criado inicialmente como o principal meio de transporte dos moradores para enfrentar as ladeiras da cidade, O Cable Car continua funcionando, atendendo nativos e turistas. Mas, se antes eram 23 linhas diferentes, hoje restam apenas três. Duas delas conectam a Union Square (centro comercial de SF) ao Fisherman’s Wharf. O passeio é rápido e bem legal, passando por alguns pontos turísticos e com vista para a baía.

Aliás, como curiosidade, o Cable Car de San Francisco é o único no mundo com operação manual, em funcionamento desde 1873, e recebe cerca de 7 milhões de passageiros por ano. Essa operação manual pode ser vista no início das linhas Powell & Hide (a linha mais disputada) e Powell & Mason. O ingresso de um trecho para andar no Cable Car é de US$ 7, mas há também opções para usar por mais tempo. Durante o percurso, há algumas paradas em pontos estratégicos.

Na mesma região, está a Union Square – o centro comercial e financeiro de San Francisco. Muitos hotéis também estão nas redondezas. É realmente um lugar bonito, mas me chamou a atenção o número de mendigos na praça principal do bairro. Ali está também o shopping Westfield Centre e a principal loja da Apple de SF.

Outro ponto muito legal é conhecer Alamo Square: uma pracinha simpática no alto de Hayes Valley. É lá que estão as famosas “Painted Ladies”, uma fileira de cinco casas vitorianas, pintadas em cores diferentes e com belas vistas do centro da cidade. A praça tem um espaço muito legal para descansar e relaxar. Não existe quem vá a San Francisco e não visite essas casinhas, que são figurinha carimbada nos filmes.

Aliás, falando em filmes, fiz questão de visitar a casa do filme “Uma Babá Quase Perfeita”, com Robin Willians. A casa onde trabalhava a “Sra. Doubtfire” fica no número 2640 da Rua Steiner, no bairro de Pacific Heights. Hoje, uma família mora na residência. Pesquisei que eles não gostam muito de turistas. Mas mesmo assim não perdi uma oportunidade e tirei uma foto da fachada!


Pra fechar as dicas de San Francisco, sugiro atravessar a San Francisco-Oakland Bay Bridge (mais conhecida como Bay Bridge) para visitar a Oracle Arena – casa do Golden State Warriors, time de basquete da NBA. Apesar de não ser o meu time favorito, fiz questão de conhecer o ginásio (já que os meus dias em SF não coincidiram com nenhum jogo de Curry, Durant e cia). Ao lado da Oracle Arena está ainda a Oakland Alamedas Coliseum, usada pelos times de futebol americano Oakland Raiders (NFL) e de baseball Oakland Athletics (MLB).


LUGARES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE IR

- Golden Gate
- Marin Headlands (para ver a Golden Gate)
- Golden Gate Park
- Fisherman's Wharf
- Pier 39
- Ghirardelli Square
- Lombard Street
- Ilha de Alcatraz
- Passeio de Cable Car
- Union Square
- Oracle Arena



OUTROS LOCAIS INTERESSSANTES

- Sausalito
- Dolores Park
- Vinícolas da região
- Twin Peaks
- Coit Tower
- Walt Disney Family Museum
- Cable Car Museum

A novidade da viagem: uma mala a mais!
 

Alto da Lombard Street

Parte baixa da Lombard Street


Pier 39



Cable Car: o "bondinho" de San Francisco

Sede do Youtube

Painted Ladies

Fachada da casa do filme "Uma Babá Quase Perfeita"

Oracle Arena: casa do Golden State Warriors

As ladeiras de San Francisco





Nenhum comentário:

Postar um comentário