Menu

Highway 1

Para falar sobre a Highway 1, vocês vão encontrar na internet muitas informações sobre a estrada, como: trajeto, onde se hospedar, e muitos detalhes importantes e enriquecedores. O que destaco abaixo é o meu ponto de vista sobre o local, com base nas experiências em que vivenciei, na prática.

De tanto ouvi falar, fui conhecer a icônica Pacific Coast Highway, ou “Highway 1” – a estrada que corta a California com o Oceano Pacífico ao seu lado. Hoje, cheguei à conclusão de que a estrada número 1 dos Estados Unidos é, definitivamente, a mais bonita que já percorri. De San Francisco a Los Angeles, que é o percurso que precisava fazer de carro, são 730 km pela Highway 1.

Como eu disse no post sobre o Vale do Silício, passei pelo local ao sair de San Francisco e segui pela US-101 em direção à Highway 1, tendo como base Monterey. É lá que está o famoso Monterey Bay Aquarium, com variadas espécies marinhas, entre elas: polvos, corais, sardinhas e tubarões. Acabei não visitando o aquário porque perdemos muito tempo no Vale do Silício.

De Monterey, passei pela “17 Mile Drive”. A estrada é privada (pedágio de US$ 10, com direito a mapa da via), mas é um valor muito bem investido. Ela liga o bairro de Pacific Grove (Monterey) à praia de Carmel, com vistas espetaculares durante o percurso. O trajeto tem praias, campos de golfe e muitas mansões, em um local paradisíaco. O espaço é, na verdade, um condomínio fechado, chamado Pebble Beach. São vários pontos de parada de veículos para você poder tirar fotos. Como o nome já diz, o percurso tem 17 milhas.

Carmel, que foi o próximo ponto a ser visitado, é mais um lugar incrível, diferente das grandes metrópoles que conhecemos. Uma cidade muito pacata e aconchegante. Mas o meu dia estava corrido e partimos para a Bixby Creek Bridge, em Big Sur. Pela demora que tivemos na programação do dia, sem querer pegamos o pôr do sol. Acho que o destino nos protagonizou uma das imagens mais bonitas da minha vida. É simplesmente espetacular a vista do lugar. Dica de ouro: não morra sem conhecer esse lugar! Do outro lado da ponte, tem ainda a Hurricane Point, com mais um ponto para fotos sensacionais.

Porém, viajei na época em que as chuvas de 2017 castigaram a Highway 1. Primeiro foi a Pffeifer Canyon Bridge, que teve dados estruturais e precisou ser demolida (a nova ponte já foi inaugurada). Depois foram os deslizamentos de terra ao sul da rota, em Mud Creek e também em Ragged Point. Por isso, a estrada estava interditada para fazer o trajeto completo de SF a LA. Por isso, ao chegar na Bixby Creek Bridge, precisei retornar a Monterey e pegar novamente a US-101 sentido Pismo Beach, que foi a cidade da minha pernoite. De lá, segui na manhã seguinte sentido Los Angeles, mas passei antes em Santa Barbara, conhecendo a cidade e visitando o seu píer principal, com lojas e mais um aquário.

Avaliação final e dicas

Infelizmente, não consegui percorrer inteiramente a Highway 1 de San Francisco e Los Angeles e perdi alguns lugares interessantes, entre parques, trilhas e cachoeiras. Mas aproveitei o máximo que era possível, pelo bloqueio da estrada, pelo curto tempo que eu tinha e pelo nosso filho, de apenas 1 ano e meio de idade, estar com a gente no carro. Para ele, o visual não era muito interessante e ele preferia ver Galinha Pintadinha no Ipad!

Se você está com dúvida se vale a pena ou não, espero que ela acabe agora. Vale demais passar pela Highway 1, nem que seja para curtir apenas um pedaço dela. Repito: nunca vi um visual tão belo como o por do sol na Bixby Creek Bridge. E o governo está trabalhando para liberar a pista o mais rápido possível. Ou seja, quando for viajar, procure saber se ela já está totalmente liberada.

E um último detalhe sobre a quantidade de dias para percorrer a estrada. Li em muitos lugares pra reservar pelo menos três dias para fazer o trajeto de San Francisco a Los Angeles. Mas, na minha avaliação, não precisa disso. Se você quiser curtir as pacatas cidades da região, sem pressa, ok. É um programa legal. Mas não é obrigatório. O mais importante pra mim era conhecer a rota e suas deslumbrantes vistas do Oceano Pacífico. Minha ideia era fazer todo o percurso num dia só, mas como eu inseri passar pelo Vale do Silício na parte da manhã, optei por dormir em Pismo Beach, uma pequena cidade litorânea que fica a 300 km de Los Angeles. Ainda parei em Santa Barbara e depois em Camarillo para visitar o outlet da cidade. Resumindo: dá pra fazer o roteiro num único dia, parando pra tirar belas fotos das paisagens. Aí vai do gosto e do tempo de cada um.

Trecho da Bixby Creek Bridge, em Big Sur: nunca vi nada igual!