Menu

Idioma


Outra questão que todo mundo me pergunta é sobre o idioma. Por já ter viajado muitas vezes aos Estados Unidos, muitos acham que eu falo fluente. Mas eu não falo, infelizmente! Mas, então, como você se vira nos Estados Unidos? 

Eu já fiz muito tempo de curso de inglês presencial e até experimentei cursos online. Também gosto de praticar, tentando ouvir algum filme ou seriado em inglês pra tentar aperfeiçoar. Isso me deu bagagem para “me virar” e ter o básico da comunicação. Falar fluente é conversar no idioma sobre qualquer assunto. Não tenho vocabulário pra isso.

O que eu posso dizer para quem quer viajar é que é importante você saber pelo menos o básico. Se tratando de turista, ele irá deixar dinheiro nos Estados Unidos, seja nos shoppings, restaurantes, parques, atrações e demais pontos turísticos. Ou seja, os americanos “se viram” pra te entender, falando espanhol e até mesmo portunhol. Para quem não conhece Miami, por exemplo, irá se surpreender com o tanto de gente que arranha um pouco de português – fora os milhares de brasileiros que moram lá. Por ser uma cidade com muitos latinos, o espanhol também é padrão para quase todo mundo. Em cidades como New York, por exemplo, menos pessoas vão falar português, embora o espanhol ainda seja muito usado. Também não falo espanhol, mas se a pessoa falar devagar, dá pra entender muita coisa.

Agora, se sua viagem foge do padrão do turista, aí é bom estar com o inglês em dia. Eu mesmo já passei por isso ao pedir uma informação na rua, em New York, na minha primeira viagem. Depois de duas pessoas simplesmente falarem que não queriam me ajudar, um policial me explicou como eu chegava até o antigo World Trade Center. Mas eu não entendi quase nada! Saí frustrado aquele dia, pois achava que estava com o inglês um pouco melhor.


Entrevista na imigração

Ao chegar nos Estados Unidos, você precisa passar pela imigração. Os policiais irão te fazer algumas perguntas em inglês, entre elas: a sua profissão, qual o motivo da sua viagem, quais cidades pretende visitar, onde ficará hospedado, quanto de dinheiro está trazendo, entre outros questionamentos. Tenha calma e preste atenção para entender as perguntas. Se você não entender, peça para perguntar novamente. Agora, se você realmente não entender nada, existe a possibilidade do oficial da imigração chamar um tradutor.

Dica 1

Resumindo, não precisa ter o inglês fluente, mas é recomendado saber pelo menos o básico para o que está proposto na sua viagem. Se você não sabe, procure palavras básicas dos itens abaixo. Se você já sabe, não custa nada relembrar para memorizar de vez! Por exemplo, você sabe perguntar qual é o seu portão de embarque ou onde fica o guichê da sua companhia aérea? Qual é o horário do café da manhã no hotel ou como pedir mais travesseiros? Pedir a sua comida favorita no restaurante ou perguntar onde é o banheiro? Faça um esforço e tente traçar tudo que irá passar na sua viagem para evitar maiores problemas.

- No aeroporto
- No hotel
- No restaurante
- Nos parques
- Nos pontos turísticos (museus, praças, estátuas, prédios, entre outros)
- Nas lojas e nos shoppings

Dica 2

Segundo a minha dica de comprar um chip de internet para a viagem, você pode usar o Google Tradutor ou outros aplicativos de tradução. Tem app que traduz o que está escrito em um papel, por exemplo, bastante você apontar seu celular. Eu gosto do Google Tradutor, que traduz para qualquer idioma, em texto ou em voz. Se você não tem, baixe o aplicativo e faça uns testes antes de viajar. É bem interessante e útil nas horas de aperto. Uso muito para olhar o menu de um restaurante, por exemplo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário