Menu

Documentação


Para entrar nos Estados Unidos, são dois documentos obrigatórios: passaporte válido e visto americano.

Passaporte


Para quem ainda não tem passaporte, o processo hoje em dia está bem simples de fazer. Basta acessar o site da Polícia Federal e seguir os procedimentos. São os documentos pessoais básicos, além do comprovante de pagamento da taxa (R$ 257,25) e depois agendar uma entrevista na Polícia Federal da sua cidade ou de uma mais próxima. 

Em 2017 houve um problema na entrega dos passaportes. Em alguns casos, a demora passou de um mês. Mas essa situação já foi regularizada. O tempo médio de entrega é de uma semana a partir do dia da primeira entrevista, onde você leva toda a documentação. Quando está pronto, a Polícia Federal envia um e-mail dizendo que você pode buscar. A pessoa solicitante tem obrigatoriamente que ir buscar, pois é preciso assinar e conferir os dados.

Esses são os procedimentos para o passaporte padrão, que hoje tem uma validade de 10 anos. Mas também outras opções, como os de urgência e os de emergência. Nestes casos, é preciso comprovar a necessidade da confecção em tempo reduzido, além de ser mais caro e ter uma validade menor. Ou seja, só compensa em última hipótese, como por exemplo em uma viagem emergencial de trabalho.

Para as crianças, a Polícia Federal tem emitido passaportes com períodos de validade menores. Veja abaixo a tabela. Além disso, tem uma informação importante no de confecção de passaporte de crianças: os pais devem declarar e já fica constatado no documento se a criança pode viajar somente com um dos pais, ou somente com a presença dos dois ou então sem nenhum dos dois. Eu e minha esposa fizemos o passaporte do Gabriel quando ele tinha somente um ano. Colocamos que ele pode viajar com o consentimento de apenas um dos pais. 



No caso de viagem com crianças, é recomendável levar outros documentos, como a certidão de nascimento, mas isso está detalhado no post “Viajar com Crianças”.

E um lembrete importante: para entrar nos Estados Unidos, é preciso que o passaporte tenha pelo menos seis meses de validade. Por exemplo, se seu passaporte vence em 01/01/2019, você não pode entrar no país depois de 01/07/2018 com este passaporte. Ou seja, você terá que emitir um novo passaporte.

Visto americano



Site para preenchimento do formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/
Site de solicitação de entrevista: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
Site do consulado americano: https://br.usembassy.gov/pt

Para muitos, o visto americano é um tormento. Mas, na minha opinião, não é nenhum bicho de sete cabeças. Para quem preenche corretamente o formulário e não fala mentira na entrevista no consulado, é tudo muito tranquilo. O problema é quando a pessoa quer burlar documentos ou quando passa informações desencontradas. 

Pense comigo: os Estados Unidos querem turistas. Eles levam muito dinheiro para o país, ajudando consideravelmente a economia. O que eles não querem é que ninguém fique lá, de forma ilegal. O governo do presidente Donald Trump tem reforçado muito essa questão da entrada de estrangeiros nos Estados Unidos, mas o que posso dizer é que não afeta o turista que ir ao país norte-americano para passear e comprar. Sendo legal, todos serão bem-vindos.

Para a emissão do visto, é necessário o preenchimento do formulário DS-160. A solicitação é feita pelo site listado acima. É nele que você preenche todas as informações sobre sua viagem. As opções aparecem em inglês, mas se você deixar o mouse em cima das perguntas o sistema traduz para o português. 

O visto mais comum é o B1/B2, para negócios e/ou turismo. A validade deles está atualmente em 10 anos. Mas há também outros mais específicos, como para trabalho ou intercâmbio. 

Enfim, há outros sites e blogs que detalham o passo a passo, por isso vou direto ao ponto. Pelas experiências que passei comigo, com minha esposa, minha sogra e meu filho, não houve problema algum. Na verdade, nas entrevistas ao consulado (sempre fiz no Rio de Janeiro), levo até mais documentos do que o necessário, no caso de me solicitarem. Comprovações de renda, de emprego fixo no Brasil e de filhos são bem relevantes para o Consulado Americano. Mas não são imprescindíveis.

Em 2017, o visto do meu filho foi bem tranquilo, pois eu e minha esposa já tínhamos. Appos preencher o formulário pela internet, pagar a taxa e agendar para apresentar os documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), em Belo Horizonte, não foi preciso nem ir a um Consulado Americano. Por outro lado, iniciamos também o processo de confecção de passaporte e também do visto americano para minha sogra, que iria viajar conosco para passear e ao mesmo nos ajudar com o Gabriel. Ficamos com receio porque ela é dona de casa, sem emprego fixo no Brasil e sem nenhum bem em seu nome. Mas preenchemos o formulário citando isso tudo e relatando que quem pagaria todos os custos da viagem seriam eu e minha esposa. Final das contas: não tivemos problema algum e o visto foi concedido.



DICAS GERAIS

- O preenchimento do formulário DS-160 pode ser difícil na primeira vez. Mas, pesquisando na internet, você acha quem explica o passo a passo. Agora, se você realmente está com receio de preencher sozinho, há empresas especializadas em preencher o seu formulário.

- Sempre antes de viajar, confira a data de validade do seu passaporte e do seu visto. No caso do passaporte vencer antes, basta emitir um novo. Nestes casos, você deverá levar o passaporte antigo (onde consta o visto americano) e o passaporte novo.

- Apesar do tempo para confecção do passaporte e do visto americano estarem rápidos, lembre-se que imprevistos podem acontecer. Sendo assim, tente solicitar os dois documentos com pelo menos dois meses de antecedência.

- Faça um checklist dos documentos necessários tanto para a Polícia Federal (passaporte) quanto para o Consulado Americano (primeira e segunda parte – CASV e Consulado). Tente levar, através destes documentos, comprovações de que você tem renda suficiente para cobrir as despesas da viagem (contracheques, declarações de imposto de renda, extratos bancários) e que você precisa voltar ao Brasil (emprego fixo, laços familiares, imóveis e outros bens).

- Há Consulados Americanos nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

- No Consulado Americano, não é permitido levar nada além dos documentos. Celulares, por exemplo, não podem ficar com você. Mas nos arredores existem empresas que cobram pra deixar seus pertences em um guarda-volumes, com chave.

- A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil possui um canal no Youtube com vídeos explicativos. São bem interessantes e podem ajudar os duvidosos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário