Menu

Décima primeira viagem: Lisboa, Porto, Paris, Londres e Madrid (2025)



Se considerar que o site é sobre roteiros de viagens aos Estados Unidos, a trip de 2025 não poderia entrar aqui. Mas pensamos bem e decidimos colocar. Afinal, nossos leitores podem se interessar em saber como foi nossa primeira experiência em família em solo europeu!

Começamos a história contando sobre o principal benefício da viagem. Como eu sou Azul Diamante e bati as metas do Companion Pass, consegui uma passagem cortesia ida e volta. No fim das contas, a gente pagou uma passagem em dinheiro, ganhamos uma outra nos mesmos trechos ida e volta (VCP x LIS) e pegamos uma terceira passagem 100% com milhas da Azul. Ou seja, pagamos apenas uma passagem para uma viagem de três pessoas. Nada mal, né? Sobre essas dicas de milhas, em breve teremos uma novidade: um workshop sobre viajar barato. Aguardem!

Retornando ao foco, nossa viagem começou por Lisboa, no dia 23/05. Nos hospedamos em uma pequena casa pelo Airbnb, que ficava no Chiado, próximo a diversas atrações da capital portuguesa. Chegamos em casa por volta de 10h e no mesmo dia, mesmo cansados, já desbravamos a cidade. Visitamos: Praça Luís de Camões, A Brasileira, Bertrand, Parque Eduardo VII, Praça Marquês de Pombal, Avenida Liberdade, Praça do Rossio, Rua Augusta, Praça do Comércio e Time Out Market (Mercado da Ribeira).

No dia 24/05 (sábado), usamos mais o Uber ou Bolt para locomoções. Durante o dia, fizemos: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos e o restaurante que inventou o “Pastel de Belém”. Devido à criação, este restaurante patenteou a marca e só eles podem usar este nome. Os demais usam como “pastel de nata”, embora muita gente confunda. À tarde, fomos até o Centro Comercial Colombo e aproveitamos para conhecer a fachada do Estádio da Luz – casa do Benfica.








No dia 25/05 (domingo), alugamos um carro e partimos para a cidade de Guimarães, que fica a cerca de 30 minutos do Porto. Seria uma viagem de 3 horas e 30 minutos, mas demorou muito mais porque aproveitamos para fazer algumas paradas estratégicas. A primeira delas foi em Nazaré, para conhecer o local das “maiores ondas do mundo”. Depois, fizemos um pit stop na cidade de Fátima, para conhecer o Santuário de Fátima. Ficamos encantados com a estrutura. Demos sequência e chegamos em Guimarães por volta de 20h. Durante dois dias, nos hospedamos na casa da Renata, prima da Paula, que mora na cidade. Foram bons momentos em família!

No dia 26/05 (segunda-feira), com a ajuda dos nossos guias locais José e Renata, percorremos de carro diversas atrações na região, nos municípios de Braga, Guimarães e Porto. Entre os locais, visitamos: Castelo de Guimarães, Mercado do Bolhão, Cais da Ribeira do Porto, Ponte D. Luis e Rio Douro.

















No dia 27/05 (terça-feira), devolvemos o carro no aeroporto do Porto e partimos rumo à Paris, em um voo da TAP (também emitido com milhas!). Chegamos em Paris por volta de 17h. Fomos para o nosso AP, também via Airbnb. Apesar de ser bem pequeno, nosso local era super estratégico: a 9 minutos do Arco do Triunfo e a 17 minutos do Trocadéro – quase no pé e local da vista mais bonita da Torre Eiffel. À noite, aproveitamos para fazer compras de supermercado e a visitar o Trocadéro.

No dia 28/05 (quarta), nosso compromisso foi Roland Garros, um dos torneios de tênis mais tradicionais do mundo. Na quadra Philippe Chatrier, pude assistir à primeira vitória do espanhol Carlos Alcaraz (que acabou ganhando o torneio 10 dias depois). Nas quadras menores, acompanhamos os brasileiros nas partidas de duplas: Bia Haddad, Marcelo Demoliner e Marcelo Melo/Rafael Matos. Além de acompanhar alguns minutos de outras partidas e curtir o glamour do maior torneio de saibro do mundo.

No dia 29/05 (quinta-feira), o destino foi a Disney Paris. Compramos ingressos para visitar os dois parques da Disney no mesmo dia: o Disneyland Park e Walt Disney Studios Park. Conseguimos ir a todas as atrações que planejamos. Infelizmente três atrações estavam fechadas para manutenção. Mas foi uma experiência incrível e diferente, ainda mais para quem já visitou cinco vezes a Disney de Orlando e duas vezes a Disney de Los Angeles. Nesta atração, experimentamos o metrô de Paris, que nos leva do Centro à porta do parque por apenas 2,50 euros por pessoa, o trecho. A volta foi um pouco caótica, pois esperamos o show de fogos do castelo e era muita gente pra ir embora! Mas, no fim, deu tudo certo.

No dia 30/05 (sexta-feira), era hora de desbravar Paris. Visitamos: Arco do Triunfo, Champs Elysees, Place de La Concorde, Jardim das Tulherias, Louvre, Jardim du Palays Royal e Ponte dos Cadeados. Neste dia, também aproveitamos para uma sessão de fotos na Torre Eiffel com o Victor, um fotógrafo brasileiro.

No dia 31/05 (sábado), mais passeios por Paris. Visitamos: o Panteão, Jardim de Luxemburgo, Catedral de Notre Dame, Moulin Rouge, além de terminar novamente na Torre Eiffel. Por sorte, estávamos em Paris no dia do título inédito do PSG na UEFA Champions League. A cidade foi tomada de festa pelas ruas da cidade, sendo a Champs Elysses o grande ponto de concentração. A Torre Eiffel comemorou o título com as cores do time local.
























No dia 01/06 (domingo), fizemos algo comum na Europa, mas que pra gente foi novidade: pegar um trem para viajar. Fomos até a famosa estação Gare Du Nord para pegar o famoso “Eurotúnel”: o trem da Eurostar que liga Paris a Londres em cerca de 2 horas e 30 minutos. Essa viagem, por si só, já foi um passeio. Com a diferença de que a Inglaterra não faz parte da União Europeia, ou seja, foi preciso passar pelo serviço de imigração, mas foi tudo bem tranquilo. Chegamos em Londres ainda de manhã na Kings Cross, que é também super turística por ser a estação de trem do filme Harry Potter. Ainda neste dia, conhecemos rapidamente um pedaço do Hyde Park, que era perto do nosso AP, e na parte da tarde fizemos um tour nos famosos ônibus Hop On Hop Off. Passamos por praticamente todos os pontos turísticos centrais da capital inglesa. À noite, ficamos na região do nosso AP, que foi na região de Paddington. No nosso quarteirão tinha uma grande estrutura comercial: três supermercados, Mc Donalds, Burger King, Subway, KFC e até mesmo uma churrascaria brasileira (que tinha o nome de Preto). Perdemos algumas libras lá, mas foi muito bom! Hahahaha

No dia 02/07 (segunda-feira), retornamos ao passeio pelos ônibus Hop On Hop Off, já que fechei com eles um pacote de 48 horas (valia mais a pena). Com isso, não precisamos usar o transporte público de Londres. Os ônibus  percorrem três circuitos, sendo o maior deles parando em mais de 40 pontos turísticos. Dessa vez, marcamos os principais pontos e descemos para conhecer e fazer fotos, como o Big Ben, a London Eye, o Parlamento Britânico, a Abadia de Westminster e a Tower Bridge. Terminamos a tarde/noite na região do Piccadilly Circus, um local muito agradável de lojas e compras.










No dia 03/07 (terça-feira), foi acelerado! Compramos um voo Londres – Lisboa, com conexão em Madrid. Mas eu optei por pegar uma conexão gigante na capital espanhola, estrategicamente pra poder sair do aeroporto e conhecer rapidamente alguns pontos turísticos – sem pagar nada pela visita à Espanha! Chegamos em Madrid 12h30. A maior parte das malas já foi direto pro voo de Lisboa, mas ainda deixamos mochilas em um guarda-volumes do aeroporto. Dali, seguimos de Uber para o Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid. Este passeio foi um dos pedidos do Gabriel, que também adora futebol. O tour foi bem interessante, mostrando a grandiosidade do que eles consideram ser o time mais vitorioso do mundo. E, pela quantidade de títulos da Champions League, acho que eles não estão errados! Depois do tour, minha ideia era passear em pelo menos dois ou três locais, como a Plaza Mayor e o Palácio Real, nem que seja de carro. Mas a turma estava tão cansada que ninguém aguentava mais. Afinal, acordamos 5h da manhã! Passamos rapidamente em um shopping de Madrid para comer e conhecer algumas lojas espanholas, e depois retornamos para o aeroporto. Nosso voo para Lisboa era 23h. Com o fuso de uma hora, chegamos na capital portuguesa 23h25. Lá, apenas fomos para um hotel dormir.






No dia 04/07 (quarta-feira), foi tempo apenas de acordar e ir para o aeroporto. Nosso voo para São Paulo saiu 10h da manhã.

Abaixo segue um breve resumo da nossa viagem. Espero que gostem! E quem tiver dúvidas sobre o roteiro, só me chamar no Instagram! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário